016w2

Resolvemos abordar o assunto porque… UM, o dia 23 de novembro é marcado pela luta contra o câncer infantojuvenil, em âmbito nacional, estadual e municípal; DOIS, uma das integrantes da equipe do Selena Gomez Fans For Change começou voluntária na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro. Para lembrar a data e chamar a atenção de todos os Selenators para a importância do Diagnóstico Precoce abraçamos a Campanha Novembro Dourado, que acontece em todo o Brasil, promovida pela Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC).

QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!

O câncer é a doença que mais mata crianças e adolescentes de 5 a 19 anos. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o número estimado de casos novos de câncer infantojuvenil é de 4.700 a 19.000 por ano, mas apenas 3.040 casos são registrados, e dentre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado. Um dos objetivos da Campanha é estimular ações educativas e preventivas, tornando conhecido ao maior número de pessoas os sintomas e os sinais da doença.
Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os principais tipos de neoplasias na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático). Como não existe um exame complementar específico para o diagnóstico, os pais, professores, médicos, dentistas, entre outros profissionais que atendem crianças, devem estar atentos aos principais sinais e sintomas. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto Juvenil (DNCCI), 23 de novembro, visa estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil, como: promover eventos sobre as políticas públicas de atenção integral aos pacientes com câncer, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas em prol dos pacientes, pro exemplo.

.

Ana Farias postou isto no dia 18 de novembro de 2013.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral