animais-terapia

Não é um assunto novo o fato de muitos animais serem usados em alguns tipos de terapia. Com um treinamento específico determinados animais podem ajudar na recuperação de traumas ou mesmo como auxilio na aprendizagem. É claro que todo esse trabalho precisa da supervisão do dono e/ou treinador preparado para exercer essa sua função. Essas terapias com auxilio de animais ganharam força depois que estudos comprovaram que o simples fato de acariciar um cão ou gato é calmante e parte da recuperação passa pelo bem estar psicológico.

Uma matéria do jornal, Folha de São Paulo cita o assunto. Médicos veterinários afirmam que cães, por exemplo, que passeiam com seus proprietários pela sala de espera do setor de atendimento ao público da Faculdade de Odontologia, distraem e acabam acalmando as crianças. “Antes, alguns pacientes podiam ser atendidos apenas mediante sedação. Hoje, isso mudou. Os mais agitados depositam a ansiedade nos cães e entram mais tranqüilos na sala da dentista, o que prova que é mesmo possível reduzir o uso de medicamentos”, comemora Valéria, umas das médicas que participou da pesquisa.

Já a também fisioterapeuta Claudinea Guedes Hanashiro, contou que a presença do animal não só serviu de estímulo aos pacientes para que não faltassem às sessões mas trouxe resultados positivos para a melhora da saúde física e mental dos participantes. “Outra paciente tem depressão e vive em estado de dormência, não reage a nada, a não ser quando o cão se aproxima. Aí, ela abre os olhos e até pronuncia algumas palavras”, afirma Claudinea.

Animais possuem uma energia diferente, positiva e o contato com eles podem sim benefícios, não só para animais, como também para o homem. Só é preciso acreditar. Esse processo de implantação de animais para auxiliar a recuperação de pacientes finalmente começa a ser implantado no Brasil. O principal objetivo é tornar algo que seria sacrificante para o paciente em algo prazeroso.

Existe um projeto que trabalha exatamente com isso em São Paulo, o Arca Brasil – visite o site, conheça mais sobre o trabalho deles e melhor apóie!
Arca Brasil

.

Ana Farias postou isto no dia 26 de setembro de 2013.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral