Você está educado ao consumir água?

Tempos de crise, trazem aprendizados. Uma vez a minha avó me disse isso. Hoje, mais velha, quando me pego lendo coisas da nossa história, assistindo filmes e documentários sobre guerras percebo que isso é uma verdade. Não sei se isso é efeito de que por estarmos mais vulneráveis, pela crise, compartilhamos mais ideias e ideais. Por acabar ficando mais abertos às mudanças que estão ocorrendo. É difícil, mas sempre conseguimos uma adaptação.

As crises, como essa da água, representam grandes oportunidades para mudar velhos hábitos e ensinar às crianças, na prática, como viver de maneira mais sustentável. “As medidas de economia e reutilização da água não devem ser encaradas apenas como procedimentos para momentos de crise. São mudanças no estilo de vida que devem permanecer para sempre”, diz a pedagoga Mônica Borba, fundadora e gestora do Instituto 5 Elementos de Educação Para Sustentabilidade.

Afinal, a escassez de água limpa e tratada é um problema que atinge atualmente centenas de cidades brasileiras. E outras milhares pelo mundo. Segundo o Ministério da Integração Nacional, no ano passado a seca levou mais de 1265 cidades em 13 estados do Nordeste e do Sudeste a decretarem situação de emergência. Ainda hoje, mais de 900 municípios continuam em emergência. A questão é… precisamos e devemos nos preocupar e preservar esse recurso não apenas quando percebemos que ele está escasso, mas também nos tempos de abundância.

É preciso ter sempre em mente que a água limpa e tratada não é um recurso infinito.

Abaixo, listamos ensinamentos que podem ser transmitidos às crianças no que se refere ao uso adequado desse recurso vital. Cada um é explicado em detalhes no site – Educar para Crescer, parceira do Planeta Sustentável:

    1. Calcule com seu filho o consumo e a capacidade da caixa d’água
    2. Estabeleça limites para o uso da água
    3. Ensine como reutilizar a água
    4. Ensine sobre a importância da água da chuva
    5. Economizar água também é economizar eletricidade e reduzir consumo
    6. Mostre de onde a água vem e como avaliar sua qualidade e
    7. Ensine que água é um direito humano.

Fonte – Planeta Sustentável

Ana Farias postou isto no dia 08 de março de 2015.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral