Publicado por Michele Lima em 08.fev.2018

Só peito?

Se você nos acompanha nas redes sociais, é possível que você tenha nosso comentário sobre amamentação exclusiva. A maioria de vocês são novos, mas com certeza conhecem mulheres que amamentam ou vão amamentar em breve. Além de termos um acréscimo de que é cada vez mais comum termos jovens mães.

Amamentação exclusiva é quando o bebê, com menos de 6 meses, se alimenta somente do peito da mãe. Você sabia que eles só precisam do leite materno até essa idade? Sim. Nada de suco, chazinho, papinha ou ÁGUA (até mesmo nos dias mais quentes). Usem isso quando alguém inventar de dar algo além disso para a criança “experimentar”.

A verdade é que o leite materno possui todos os nutrientes necessários para suprir as necessidades de um bebê, mas devido a valores culturais, mitos e até situação socioeconômica, as barreiras tem impedido que a amamentação exclusiva ocorra.

Segundo algumas pesquisas, apenas 60% dos bebês, com menos de 30 dias são contemplados pela amamentação exclusiva. Para nossa tristeza, esse número vai caindo conforme o crescimento do bebê. Mas por que estamos falando sobre isso?

O que muita das vezes não paramos para refletir, é que se esse bebê não se alimenta no peito, ele recebe outro tipo de alimento. Esse alimento, por sua vez, é industrializado e custa DINHEIRO. Então talvez por uma simples falta de informação, existe uma mãe neste momento gastando desnecessariamente seu dinheiro, comprando industrializados que, acabando interferindo na resistência imunológica do bebê.

Artigos afirmam que a amamentação reduz a mortalidade infantil, protege contra alergias, previne doenças crônicas não transmissíveis, melhora o desenvolvimento neurológico e estimula o vínculo afetivo entre mãe e bebê. E o melhor de tudo: É DE GRAÇA.

Existe um outro grande fator que interfere nessa amamentação exclusiva que é o trabalho ou estudo, mas esses dois, ficarão para outro post! Então já podem nos enviar suas duvidas, em nossas redes sociais Instagram, Twitter ou Facebook. Como sabem… todos o usuário é o mesmo: SGfansForChange ♥

– Mich

DEIXE SEU COMENTÁRIO