hospital

Na semana passada eu conheci um doador de sangue. Na última quinta eu conheci uma menininha que está precisando de doação de sangue. Não consegui para de pensar como uma coisa tão simples como ‘DOAR SANGUE’ não é divulgada como deveria, se 50% da nossa população entendesse que essa atitude solidária é simples, provavelmente as necessidades para abastecer os bancos de sangue seriam menores.

Para conseguir manter os estoques são necessários de 3.000 a 4.000 doadores de sangue por mês, aproximadamente 120 a 140 doações por dia. E infelizmente não é isso que acontece. Nem todos têm a consciência de que doar sangue é salvar vidas! A doação de sangue é um ato voluntário, de generosidade. A pessoa doa uma pequena parte do seu sangue e a partir dessa doação são produzidos de 3 a 4 hemocompontes (hemácias, plasma, plaquetas, crioprecipitado) que serão transfundidos em pacientes com diversos tipos de doenças e cirurgias. A doação de sangue é um processo rápido e seguro. Todo o processo dura em média 40 minutos.

>> SEJA UM DOADOR <<

Hospital Santa Marcelina
Rua Harry Danhemberg, 473 – Itaquera
De Segunda a Sexta-feira das 7h00 às 16h00 – Sábado das 7h00 às 12h00
Para doação de plaquetas é necessário agendar pelo telefone (11) 2523-0546

HEMORIO
Rua Frei Caneca, 8, Centro – RJ
Todos os dias das 7h00 às 18h00, inclusive finais de semana e feriados.
A grande novidade é que hoje jovens de 16 e 17 anos já podem ser doadores, basta preencher um formulário de autorização. Imprima o seu aqui

>> SAIBA QUAIS SÃO OS PROCESSOS PARA DOAÇÃO <<

1) Cadastro de Doadores:
Para doar é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Enviamos a carteira de doador com os resultados de exames pelo correio, para isso é importante o doador saber o endereço completo com CEP para enviarmos a correspondência.

2) Avaliação do Sinais Vitais e Hematócrito:
É feito um teste para verificarmos se o doador tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos para doação, denominado Teste de Hematócrito. Esse teste é feito analisando uma gota de sangue coletado da ponta do dedo.

3) Triagem Clínica:
Através de um questionário o profissional responsável pela triagem clínica avalia o estado de saúde do doador. Nesse momento, a sinceridade do doador nas suas respostas é muito importante para aumentar a segurança do sangue doado.

4) Coleta de Sangue:
A quantidade doada é de 400 a 450ml de sangue. O sangue é coletado em bolsas plásticas que contem um anticoagulante para manter o sangue na forma líquida, sem coágulos. A doação de sangue leva aproximadamente 10 minutos..

Ana Farias postou isto no dia 20 de dezembro de 2013.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral