disputa

Quando assistimos um campeonato usamos matemática, quando estamos jogando video game usamos matemática, quando estamos fazendo brigadeiro usamos matemática. Ou seja, usamos matemática ainda que ela não seja a nossa matéria favorita na escola ou faculdade. Só que ainda assim, existe uma grande barreira com relação aos números por parte da maioria dos estudantes.

Hoje, os matemáticos têm o desafio de incentivar o gosto por esta ciência entre os brasileiros.

Um dos grandes motivos para esse incentivo… preparar uma ofensiva para despertar o interesse de estudantes pela matemática na intensão de conseguir participantes para o Congresso Internacional de Matemáticos, evento que ocorre no Brasil em 2018. Será a primeira vez que a América do Sul recebe o encontro, o maior da categoria em todo mundo, e seria muito interessante termos jovens se inscrevendo porque prazer no evento.

“Temos no Brasil uma situação particular: um país jovem, que faz a maior olimpíada de matemática do mundo e que a população tem pouco acesso ao conhecimento científico”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana. Para ele, é preciso incentivar o gosto pela matemática e divulgar a relevância do congresso para o país. Confesso que concordo que precisa existir divulgação, porque particularmente nunca sei quando ocorre essa olimpíada no Brasil.

A grande novidade, uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens a gostarem de matemática. A ideia é apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. “Por que o fundo das latinhas de refrigerante é curva? Por que a bola de sabão assume aquela forma? Tudo tem uma matemática, que permite economizar nos custos de produção sem perder no volume”, disse o professor do Impa, Emanuel Carneiro, que participa com a palestra “Quinze Motivos para Aprender Matemática”!

Todo material será disponibilizado na internet, depois postaremos aqui para os interessados. Afinal, o pouco que melhorarmos o nosso conhecimento em matemática, já trará benefícios para o nosso dia-a-dia.

Fonte – Agência Brasil

.

Ana Farias postou isto no dia 18 de fevereiro de 2014.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral