Publicado por Ana Farias em 20.jul.2017

Necessidade de Água

A gente desde que começou com o Fans conseguiu entender melhor a importância da água para nossa sociedade. Depois trabalhando com os projetos do Generosity.Org a gente entendeu bem mais a fundo o que as comunidades que não possuem acesso à água sofrem.

Passeando pelo Razões Para Acreditar achamos essa histórica jornada de Huang Dafa, que vive no vilarejo de Caowangba, na China, onde a falta de água acontece desde 1959. E acreditem ou não, ao invés de esperar a chuva, ele simplesmente buscou uma forma para resolver o problema com as próprias mãos.

Na falta de um valioso e básico recurso para a sobrevivência, um homem trabalhou 36 anos cavando uma montanha para trazer água para seu vilarejo.

Com as fontes locais secas, o único ponto de fornecimento que o vilarejo possui não supre todas as necessidades e a água segue escassa constantemente, o que prejudica as plantações de arroz, que é o principal alimento e renda dos moradores.

Se vocês conhecem alguém que trabalhe com produção de alimentos, sabe, ou pelo menos imagina, que em uma situação dessas as pessoas só possuem duas opções, se mudarem ou buscar uma alternativa e se adaptar.

Aos 23 anos, Huang começou a cavar 10 km de uma montanha para criar uma passarela de acesso até onde havia água. Sem os equipamentos e trâmites adequados para tal tarefa, ele dedicou 10 anos de trabalho em conjunto com a comunidade para realizar as escavações. O túnel foi aberto, porém não foi encontrado o recurso principal do outro lado.

A falha não foi suficiente para que o indiano desistisse dos planos. Ele então saiu do vilarejo para estudar engenharia e, com mais conhecimento, retornou ao local nos anos 1990 para fazer uma nova tentativa junto aos moradores. Os perrengues foram incontáveis; condições e a estrutura da obra seguiam precárias. Os trabalhadores acabavam dormindo em cavernas onde o acesso era difícil, o que prejudicava resgates em caso de emergências.

Mas, muita labuta depois, a montanha enfim abriu novas possibilidades para a população local. Em 1995, o projeto foi concluído e Caowangba pôde colher os frutos, ou melhor, a água em abundância na região, que hoje é usada e consumida por 1.200 pessoas. Huang seguiu buscando melhorias para o vilarejo, levando energia elétrica e acessos mais fáceis até o local. Aos 82 anos, atualmente é reconhecido como um herói regional. Depois de tantos esforços, podemos dizer que ele é mesmo uma lenda!

DEIXE SEU COMENTÁRIO