Publicado por Michele Lima em 30.jun.2017

Não é coincidência

Por mais campanhas que mostrem o quão desigual nosso país é, para que os que não sofrem com isso saiam da zona de conforto e busquem se não ajudar, pelo menos entender e respeitar!

Recentemente uma campanha levantada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) causou uma euforia nas redes sociais sem tamanho, nos mês da consciência negra. A repercussão dada por causa da campanha chega a ser preocupante, visto que não é uma pergunta equivocada e sim uma reflexão baseada em números estatísticos.

Sobre essa pergunta, se você a retira do campo universitário e transfere para o ensino fundamental, os números podem até ser maiores, mas esbarramos em outra estatística preocupante. Vemos negros finalizando o terceiro grau, mas não conseguimos ver muitos que conseguem prosseguir no ramo acadêmico, uma vez que para ser professor universitário precisa-se de ir além, com mestrado e até mesmo doutorado.

Você deve estar se perguntando: “Mas que pergunta foi essa?” eis que vamos responder, com a foto propagada.

“Quantos professores negros você tem?”

“Quando a universidade trata aspectos sociais, como a violência e o racismo, cumpre seu papel como instância de reflexão teórica desses temas, mas também como instância propositora de ações”, diz professor Edimilson Pereira. É por isso que infelizmente nosso país precisa reger no sistema de educação de cotas, não porque negros não são inteligentes, mas porque em sua maioria não tiveram as mesmas oportunidades.

Você pode ver um post da própria Faculdade sobre a campanha neste link. E também pode nos mandar sua opinião sobre o assunto em nossas redes sociais. A pergunta é para reflexão e também para pesquisarmos um pouco mais sobre o assunto. A desigualdade existe? Qual é o numero de pessoas negras e brancas que se formam no ensino superior?

Alguns dessas assuntos já abordamos aqui no site e iremos abordar tantos outros mais para frente. Nossa ideia é criar aos poucos ambientes de discussão com vocês e esperamos que vocês gostem! Manda para gente a sua opinião sobre isso e iremos desenvolver outros posts afim de esclarecermos duvidas sobre o assunto e levar informação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO