Modelos Versus Anorexia #BeYourselfSpecial

Fala se tanto sobre como modelos são magras, certo? Não podemos generalizar, mas sabemos que há meninas sim que se prejudicam em função da balança. Há muita pressão na área, há muita pressão na mídia, e quase nenhum apoio psicológico. Ou seja, as meninas que na maioria das vezes estão longe da família em função da profissão ficam vulneráveis. No entanto, muito já estão colocando esse assunto na roda e debatendo mais sobre. Até porque sabemos, se falamos o assunto não é esquecido.

O assunto anda sendo falado na europa, por exemplo a ministra da Saúde da França, Marisol Touraine, informou que vai apoiar emendas de um deputado para obrigar modelos a apresentarem um certificado médico antes de trabalharem, no intuito de combater a anorexia. Se precisam de regulamentar por documento é um significado, certo? Que outras capitais da moda adotem essa atitude, é possível estar na profissão e estar saudável. A anorexia é um distúrbio mental que faz com que o paciente veja seu próprio corpo como se ele fosse maior do que realmente é. E elas são magras, se estão se vendo “gorda” existe um problema ali.

Em entrevista a televisões locais, a ministra disse que o projeto quer enviar uma mensagem positiva aos profissionais da moda e por isso, considera boa a iniciativa do deputado socialista Olivier Verán, que é médico neurologista. Ele apresentou emendas a uma lei sobre a saúde com duas disposições para combater a anorexia. A primeira, segundo Verán, seria tentar proibir a contratação de jovens com magreza extrema, com peso tão baixo que pode colocar a vida da pessoa em risco. Para evitar esse tipo de admissão, seria requisitado um certificado médico antes da contratação e outro documento algumas semanas depois.

O segundo ponto é sobre a fiscalização. Se as agências para as quais os modelos trabalham não respeitarem essa norma, os responsáveis poderão ser condenados a penas de até seis meses de prisão e ao pagamento de multas de até 75 mil euros (R$ 254 mil). O governo estima que na França existam entre 30 mil e 40 mil pessoas com anorexia. A maioria é de adolescentes. Fique atento, converse com seus pais ou alguém que você confie caso você esteja passando por esse tipo de situação, ou se você conhece alguém que esteja. É nossa responsabilidade ajudar quem precisa, uma conversa pode fazer uma grande diferença! Lembrem-se: nem a própria modelo/atriz parece com ela mesmo nas capas de revistas!

FONTE – Bem Estar

Ana Farias postou isto no dia 06 de abril de 2015.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral