educa

Porque sábado é dia de concluir o nosso debate da semana, hoje finalizamos o assunto EDUCAÇÃO. Nós sabemos que as diferenças de classes no Brasil existem, que muitas vezes são maiores do que podemos imaginar… mas a grande questão é, o quanto a pobreza brasileira afeta na educação? Dizer que enquanto existir crianças pobres no país frequentando as escolas o nosso sistema educacional não irá atingir um nível de excelência. Dinheiro não é capaz de melhorar o sistema educacional se não existir mudanças na sociedade. O que isso quer dizer… investimentos na escola ou ajuda para as famílias ajudam, mas não são suficientes se não são algo contínuo.

Ou seja, é preciso melhorar a vida da sociedade… colocar em prática questões sociais que são de direito de toda uma sociedade, direitos estabelecidos na constituição e não inventados ontem. Nosso país não poderá ter um bom sistema educacional público antes de que o problema da pobreza seja resolvido. Tentar resolver os problemas de um país pela educação é um caminho longo e mais caro; por outro lado se os investimentos na educação forem normais, só os necessários e não com programas absurdos, é possível investir na sociedade e aos poucos erradicar a pobreza. Consequência dessas ações, as crianças terão acesso de forma mais fácil as escolas e ao conhecimento proporcionado por elas.

Por que dizemos isso? Porque mudar um país pela educação é mudar logo na educação infantil, quando a criança tem 3 anos de idade, com um ensino estimulante e de extrema qualidade. Sabemos que isso não acontece. Quando oferecemos melhores condições de saúde, nutrição e segurança, por exemplo, estamos investindo na sociedade por um todo e não em só uma parcela. Ou seja, as mudanças são mais profundas. PRECISAMOS exigir educação para todos, mas não podemos deixar que esses investimentos aconteçam só neste setor. O governo precisa investir em na sociedade como um todo.

Fonte.

Ana Farias postou isto no dia 02 de novembro de 2013.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral