banneraninha

O hábito da leitura hoje está mais comum entre os jovens e crianças, mas ainda não está equilibrado ao gosto por escrever. Ainda assim há pessoas que acreditam no poder da escrita. E melhor, no sentimento que uma carta pode gerar no ser humano, principalmente em um jovem. Quem escreve é aquele que é apaixonado pela escrita, quem lê aquele não imaginava que palavras poderiam melhorar ou até mesmo mudar suas vidas.

O Projeto Carta e Livro, da Associação Morungaba, em São Paulo, convida voluntários para participar de uma plataforma social que conecta pessoas e organizações, através da ONG Atados. Uma forma de estimular a leitura e a escrita. Eles, assim como nós, fazem parte da parcela da sociedade que acreditam que uma simples folha de papel pode conter um mundo de sonhos e fantasias.

Crianças e jovens alfabetizados dos Serviços de Acolhimento (abrigos) são estimulados a escrever cartas para outras crianças ou adultos voluntários. A troca de correspondência propicia um contato valioso com novas pessoas e vivências. As cartas escritas pelos voluntários podem ser entregues diretamente na associação ou então escaneadas e enviadas por email. A preferência é dada à carta física – real – para tornar a experiência mais marcante.

Após três meses, a dupla de correspondentes se conhece na Festa da Troca. Os voluntários presenteiam seus novos amigos com um livro com uma dedicatória especial e em retribuição, as crianças e os adolescentes entregam um presente feito por eles com muita criatividade e carinho.

Quem quiser ser voluntário do projeto, pode se inscrever através do site da Atados. Há vagas para voluntários correspondentes e também presenciais, que ajudam os jovens a escrever as cartas. O projeto precisa ainda de voluntários para o Projeto Estimulação, na sede da entidade, no bairro de Pinheiros, para realizar atividades de dança, música e jogos com a criançada.

Participe! Seja voluntário e torne mais alegre a vida de uma criança.

Não sei vocês, mas adoramos essa iniciativa. Por enquanto só conhecemos esse projeto em São Paulo, caso alguém conheça algo parecido na sua cidade compartilha com a gente =)

Ana Farias postou isto no dia 08 de agosto de 2014.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral