hosp

Não conhecíamos essa ONG até semana passada, quando um dos nossos amigos compartilhou uma imagem no Facebook, procuramos um pouco mais sobre o gtrabalho deles e aqui estamos compartilhando com vocês! Achamos a iniciativa linda, por isso quem puder colabore. São ações assim que ajudam os que não podem sair dos hospitais por motivos de tratamentos mais longos.

A Hospitalhaços é uma ONG que utiliza a figura do palhaço para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. O desafio diário é criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da área da Saúde. fazer com que o processo de ‘estar no hospital’ seja mais comum aos olhos deles. E nenhuma figura seria mais adequada que o palhaço para tal missão. Por meio de atividades lúdicas – realizadas pelo personagem do palhaço, brinquedotecas e oficinas de artes plásticas, cria-se condições de bem-estar, humanização e, claro, muita diversão!

Fundada em 1999 por Walkiria Camelo, beneficia hoje mais de 360.000 pessoas anualmente, em 13 hospitais. A ONG conta com cerca de 500 voluntários que se dividem entre palhaços humanizadores, brinquedistas, administração e equipes de apoio. Viram porque decidimos criar a nossa coluna “Diário Voluntário”, porque trabalhos assim só são possíveis por muitas pessoas se dedicarem sem esperar nada mais que um sorriso em troca.

Pesquisas com os profissionais de Saúde sobre a atuação dos palhaços humanizadores mostrou que os resultados são extremamente positivos tanto para os pacientes, familiares e acompanhantes quanto para os profissionais de saúde. Para o humanizador voluntário é extremamente gratificante. Além da satisfação ao ver se desenhar um sorriso, fica o sentimento de missão cumprida com êxito, visto que 95,7% dos profissionais de Saúde afirmam que as crianças pedem a volta dos palhaços!

A essência da humanização hospitalar é fazer com que o paciente sinta-se em um ambiente mais confortável e receptivo ao tratamento.

Fonte – Hospitalhaços

Ana Farias postou isto no dia 04 de março de 2014.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral