Horta Comunitária

Já pensou em poder colher diariamente alimentos orgânicos sem ter que comprá-los no mercado? Pois é, os moradores da Avenida Crozet, em Genebra, na Suíça, têm esse privilégio. Transformaram seus jardins em verdadeiras hortas comunitárias. A lei é a seguinte: cada um planta um tipo de alimento em seu quintal e depois pode colher outra variedade de alimento dos vizinhos. Uma comunidade de dar inveja, não?! Assim, os habitantes consomem produtos orgânicos frescos à base de trocas e aumentam o senso de comunidade. 

A ideia surgiu de um antigo conceito criado por Moritz Schreber no século XIX. No ano de 1864,  as pessoas começaram a utilizar espaços externos de suas casas para cultivar seus próprios alimentos. Logo, países como Áustria e Suíça aderiram à ideia. Hoje, o bairro da Avenida Crozet é conhecido pela sua enorme horta comunitária e virou modelo de consumo sustentável para todos nós. Será que algum dia conseguimos um espaço assim no Brasil?? Seria um sonho, não?? Compartilhem essa ideia, quem sabe alguma comunidade ou pelo menos uma rua que seja não topa realizar essa horta!!!

Através do Google Maps, é possível ver a estrutura bem organizada criada pelos moradores:

horta-suica

Imagina se isso fosse colocado em prática aqui no Brasil? A quantidade de alimentos que deixariam de ser vendidos em mercados com tantos produtos industrializados seria bem menor, o que seria melhor para saúde de todos!

FONTE

Ludymilla Campos postou isto no dia 22 de março de 2015.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral