natal

Porque hoje é dia de CELEBRAR!! Ainda que o mundo atual viva sobre uma economia capitalista, acho que aprendemos durante esse ano alguns valores. Somos gratos por termos a Selena como inspiração, por entender que ainda que tenhamos um dia-a-dia corrido é possível, quando existe força de vontade e objetivos, fazer o bem. Que muitas vezes as pessoas querem só um ouvido ou alguém ao lado para compartilhar o que necessitam.

Nosso trabalho social sempre envolveu crianças, então de uma forma ou de outra sempre foi mais fácil. Em geral, só precisamos dedicar o nosso tempo para brincadeiras e caricias. Passamos dois anos e meio fazendo trabalhos em orfanatos (Rio de Janeiro e Salvador) e em creches (Belo Horizonte), mesmo quando encontrávamos uma barreira para nos aproximarmos de alguma criança aos poucos ela acabava sendo quebrada. Vimos crianças serem adotadas, crianças voltarem para os seus familiares. Comemoramos aniversários coletivos, relembramos a nossa infância e o melhor de tudo, aprendemos coisas novas com elas. Por outro lado, desde o meio desse ano o nosso trabalho passou a ter também um contato com adultos, mais exatamente as mães. Isso aconteceu depois que uma parte da nossa equipe passou a integrar a equipe de voluntários da Casa Ronald McDonald, uma instituição que abriga jovens e crianças que possuam algum tipo de câncer e um familiar, que é o acompanhante. É bom ter a oportunidade, pela primeira vez, de ajudar os dois lados, começar a visualizar as dificuldades pelo lado inocente de uma criança e pelo lado real da família.

E o natal é isso… esses bons sentimentos de solidariedade que não deveriam existir não só nessa época do ano e sim durante o ano todo. Sabem quando percebemos isso? Durante as nossas visitas especiais de natal, sempre vemos muitas pessoas fazendo doações, com o espírito de ajudar e de presentear. Só que muitas vezes as crianças pegam os presentes e seguem brincando com aqueles que já criaram vínculos com elas, por visitarem o local não só nesse época do ano e sim durante TODO O ANO. Esse é o nosso objetivo quando buscamos Selenators durante o ano para as nossas atividades, mostrar a importância de atitudes solidárias nas nossas vidas.

Vamos tentar fazer desse natal, algo mais pessoal e menos consumista. Trocar presentes é legal, torna a nossa festa mais feliz, mas não pode e não deve ser o objetivo principal. Se não podemos agir de forma solidária durante a maior parte do ano, que tal deixar pelo menos essa época do ano para agir de um jeito mais solidário? Vamos compartilhar mais. Lembrar de cultivar pessoas e não coisas. Continuar seguindo os passos e aprendizados da nossa Selena, pensando nas atitudes que podemos ter que beneficiem o próximo e não só nós mesmos..

Ana Farias postou isto no dia 25 de dezembro de 2013.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral