#FANSexplica O que pode ser a cicatriz da Selena?

Vocês lembram que quando tomamos conhecimento que a Selena tinha Lúpus fizemos um post aqui explicando melhor do que se tratava a doença? Bom se você perdeu, seguem os links: Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5.

A gente segue sem entender muito, mas entendemos que é possível conseguir viver normalmente, ainda que a doença possa ter efeitos colaterais graves. Nós acreditamos, devido a tudo que já lemos, que a Selena deva ter LÚPUS SISTÊMICO, uma vez que esse tipo de Lúpus provoca inflamações no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo não sendo restrito a pele. Os sintomas causados por este tipo da doença dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e às articulações. Um dos motivos pelo qual ela precisou fazer o transplante, o Lúpus dela ‘escolheu’ o rim como alvo, e aos poucos como já sabemos ele estava parando de funcionar.

Mas antes de termos o conhecimento sobre o transplante, lembram que a Selena comentou ter tido que fazer quimioterapia? Então, provável que a cicatriz que apareceu na foto que saiu essa semana, dela indo/saindo da academia tenha sido por esse processo. O lúpus por ser uma doença autoimune, ataca o sistema imunológico e uma das formas de tratamento acaba sendo a quimioterapia. O processo da quimio é realizado através da implantação do cateter, que pode ser colocado no peitoral, no braço ou próximo a virilha.

“O implante de cateter para quimioterapia é uma operação realizada no bloco cirúrgico, sob anestesia local e anestesia venosa (sedação). Usualmente é feita uma incisão na pele, de 3 a 4 cm de extensão, no local onde será implantado o reservatório. Quando implantado no tórax pode ser necessária uma segunda incisão, de 1 a 2 cm, na base do pescoço, logo acima da clavícula. Localiza-se a veia na qual o cateter será inserido. Após a introdução do cateter é feito o controle do posicionamento da ponta do cateter por radioscopia (raios-X). O reservatório do cateter (peça que é puncionada para aplicar a quimioterapia) é implantado no subcutâneo, quer dizer, logo abaixo da pele. Isso quer dizer que todo o conjunto fica sob a pele. A seguir, o sistema é testado e aplicada uma solução com heparina para evitar a obstrução por coágulos. Os cortes são fechados com pontos e realizado um curativo sobre a área operada. Usualmente retiram-se os pontos no período de 7 a 15 dias.”  – cirurgia.med.br

Ao que tudo indica, e pela vivência com pessoas que já fizeram a implantação de cateter, nós acreditamos que os médicos, e a própria Selena, possam ter escolhido a virilha para a implantação por ser um local com menor visibilidade. Isso não implica muito no visual dela, considerando que pela profissão a sua imagem sempre está em foco. E uma vez que não é visto, não é falado.. se é que vocês nos entendem.

Esperamos que essa informação simples possa tirar algumas das dúvidas e, mais que isso, possa acalmar o coração de todos. Pensem que a nossa Selena tem muita gente mandando vibrações boas para ela, que nosso amor e bons pensamentos possuem efeitos sim. E mais que isso, nenhum bom sentimento tem CEP, ou seja, não importa onde você more, a cor da sua pela… a sua crença ou tipo de cabelo e cor dos olhos. O sentimento quando é bom existe e isso é o que verdadeiramente importa!

 

– Aninha

Ana Farias postou isto no dia 03 de novembro de 2017.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral