nepal

Uma nova campanha começa. E uma chance de melhorar o mundo em que vivemos. Mais uma vez o UNICEF é parte disso, a campanha do UNICEF e Save the Dream pede que as pessoas denunciem a violência contra crianças e adolescentes. Hoje, mais de 3,8 mil ligações foram realizadas por meio do aplicativo Proteja Brasil para o Disque 100 e outras organizações de proteção da criança.

O nome da campanha é “Está em suas mãos proteger” e vem pedindo as pessoas que liguem para o Disque 100 e outras organizações especializadas na proteção de crianças e adolescentes. Não podemos deixar o medo tomar conta. Precisamos agir. Desde o lançamento da campanha, no último dia 18 de maio, mais de 3,8 mil ligações foram realizadas para esses serviços por meio do aplicativo Proteja Brasil. Dessas, 2.959 denúncias foram feitas ao Disque 100; e 857 ligações foram feitas para outras instituições, como delegacias especializadas e conselhos tutelares.

O objetivo da mobilização é ajudar a prevenir casos de violência e discriminação contra meninos e meninas durante a Copa do Mundo. O Proteja Brasil é uma iniciativa do UNICEF em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da organização CEDECA/BA e foi desenvolvido de forma voluntária por uma empresa de jovens empreendedores digitais, a IlhaSoft. Até agora, mais de 30 mil downloads do aplicativo foram realizados, e a meta é chegar a 50 mil ao final da Copa.

“A melhor estratégia para enfrentar a violência contra crianças e adolescentes é a prevenção. E só poderemos prevenir se contarmos com o envolvimento não apenas do governo, mas também de toda a sociedade”, diz Casimira Benge, chefe do Programa de Proteção do UNICEF no Brasil.

Casimira afirma que uma das violações que mais preocupam o UNICEF é o trabalho infantil. Dados do IBGE relevam que há no Brasil cerca de 3 milhões de meninos e meninas, na faixa etária dos 10 aos 17 anos, em situação de trabalho infantil. Segundo ela, o trabalho infantil pode ser uma porta aberta para outros tipos de violação, como a violência física e psicológica, a negligência e até a violência sexual.

A campanha Está em suas mãos proteger é parte da iniciativa global do UNICEF #ENDViolence e uma contribuição para a Agenda de Convergência – uma iniciativa brasileira realizada pelo governo (nos níveis federal, estadual e municipal), sociedade civil, setor privado e agências das Nações Unidas, como o UNICEF, para fortalecer o sistema de proteção à criança e ao adolescente durante os megaeventos.

  • CONHECENDO

> Sobre o Save the Dream
Save the Dream é uma iniciativa do International Centre for Sport Security (ICSS) e do Comitê Olímpico do Catar, apoiado pelo parceiro tecnológico Ooredoo. O programa é uma campanha global que tem como objetivo educar, promover e proteger os valores fundamentais do esporte para os jovens e eliminar a corrupção, a violência e a discriminação no meio esportivo.

> Sobre o International Centre for Sport Security (ICSS)
ICSS é uma organização internacional, independente e sem fins lucrativos. Com o objetivo de melhorar a segurança, a proteção e a integridade no mundo do esporte, o ICSS trabalha com governos, federações, clubes, ligas e organizadores de eventos. O ICSS fornece experiência, serviços e conhecimento global – assessorando sobre segurança de eventos e local, segurança estratégica e investigações sobre corrupção no esporte.

Fonte – UNICEF

Ana Farias postou isto no dia 10 de julho de 2014.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral