Entendendo o Lúpus #2

E chegou o momento da semana que a gente se sente mais família do que nunca. Sim, vamos falar sobre Lupus mais uma vez e isso vai se repetir por quanto tempo for preciso. Um, porque é algo que faz parte da gente diretamente agora. Dois, porque dúvidas sempre vão existir. Três, porque informação nunca é demais.

Hoje a gente trouxe vídeo para ficar algo mais diferente e a gente ir além do teórico, acho que a gente vem lendo muito sobre, mas vendo pouco e isso meio que faz a gente criar um imaginário que pode não ser tudo isso não. A doença como a gente já disse tem estágios e reage em cada pessoa de um jeito e em uma velocidade. Um dos grandes pontos é que de repente a pessoa se pega não conseguindo fazer o que gostaria e por não ser uma doença aparente as pessoas ao redor julgam sem entender.

Um dos pontos também falado é sobre não ter cura, ainda que muitos estudos existam. Hoje existem programas que podem torná-la menos ofensiva ao organismo, por antes que o sistema imunológico se ataque já criar uma proteção, mas essa proteção não dura muito porque o sistema encontra uma forma de burlar esse processo mais uma vez e volta a atacar o organismo. Exemplificando para vida, pensem que temos um cubo mágico e temos que organizar as cores, mas sempre ficamos por uma e quando essa uma peça se encaixa, tudo se mistura de novo, você não tem como aproveitar a vitória. É meio ‘besta’ esse exemplo, mas é meio que isso. Existem muitos estudos, mas até o momento o que temos é uma melhoria na qualidade de vida dos que sofrem com o Lupus. Ou seja, temos o controle, não a cura.

O vídeo que escolhemos trazer mostra mais que o ambiente, mostra depoimentos que vão permitir que vocês entendam um pouco mais a doença e como já dissemos, parem de criar imaginários. A nossa Selena está bem, na medida do possível, e esse tempo é importante para que o organismo dela se acostume e ela mesmo se acostume com essa nova rotina de vida.

Ana Farias postou isto no dia 07 de setembro de 2016.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral