diario sgffc

O que é ser um voluntário?

Voluntário é aquele cidadão que doa seu tempo, seu trabalho, capacidade e talento de forma espontânea, sem remuneração, em prol de uma causa social, que é a essência da solidariedade humana na busca por soluções para os problemas sociais.
Os voluntários formam um recurso que vai ter seu potencial de participação determinado numa ação futura. Age-se movido pelo combate à exclusão social e a melhoria de qualidade de vida em comum.

Para o voluntário o trabalho promove desenvolvimento pessoal e profissional, descobertas de novas potencialidades, aumento do círculo de amizades participação na construção de uma sociedade mais justa. Para a organização social o trabalho voluntário reforça e amplia os serviços prestados ao público beneficiado, os programas e serviços já existentes são fortalecidos, os fundos e recursos aumentam, as equipes remuneradas são liberadas para tarefas mais ligadas à sua especialidade. Por fim, para a sociedade, colabora para a solução de problemas sociais e melhora a qualidade de vida de todos.

Resumindo, ser voluntário nada mais é do que ser solidário, justo, bondoso, altruísta. Tudo o que o ser humano deveria ser e é, apenas tem que resgatar esse seu lado mais natural e deixar de lado os bens materiais (não significa deixar de lado totalmente, mas sim acordar e perceber o que realmente importa na vida) e ações e reações egoístas.

Michele Lima postou isto no dia 07 de julho de 2014.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral