Pra você, qual o significado da palavra felicidade?

Obviamente todos irão responder algo bem diferente semelhante, mas com pontos de vista diferentes. Nesses um ano de voluntariado, aprendi várias coisas referentes ao não-material e as coisas que nós realmente temos que dar valor com as crianças. Logo elas, que estão em um período de aprendizagem e formação de caráter, me ensinaram coisas que nos meus quase 19 anos eu não aprendi na escola e com adultos.

Sendo crianças, elas não tem muito na mente, e por terem pouco tem muito. Crianças não nascem com uma mente preconceituosa e separatista. Elas simplesmente agem, são. Não sabem o que é o certo e o errado, mas já nascem com o dom natural de seres humanos, e como seres humanos, como o próprio nome diz, elas já nascem compreensivas e tolerantes. Para elas, o negro é uma pessoa. O branco é uma pessoa. Um cadeirante é uma pessoa especial, e não simplesmente um coitado que sofreu uma adversidade da vida que, imposto pela sociedade, não é o normal de se viver.

As crianças do orfanato Lar da Criança me ensinam o verdadeiro significado palavra felicidade a cada ato. Na nora de dormir, na hora de comer, estudar, brincar. Na hora que me veem e falam “Tia, porque não veio antes?” Pequenos gestos como esse, que não julgamos como o ato de ser feliz, fazem do dia delas melhor apenas pelo simples fato de estarmos indo vê-las. E se pensarmos bem, quando por exemplo não vemos alguém que guardamos um carinho muito grande a muito tempo, o primeiro sentimento que nos veem ao coração é de felicidade por estarmos finalmente revendo aquela pessoa. Mas no nosso corriqueiro dia a dia, pequenas situações como essas não são localizadas e verdadeiramente apreciadas.

E ao contrario de nós, as crianças do Lar da Criança aproveitam cada segundo do dia delas como se não houvessem o amanhã, e, apesar de ainda serem apenas crianças, estão vivendo a vida muito melhor e verdadeiramente do que todos nós.

Michele Lima postou isto no dia 10 de março de 2014.


Comentários
Design e programação: Isabella Sivic & Danielle Cabral