Publicado por Vic Medeiros em 21.jul.2017

#VideoImpar A realidade de Patrick Otema

Depois que entrei para a faculdade me deparei com realidades que nunca tinha, não digo visto mas sim talvez, percebido antes. Pessoas com diferentes dons e características. Achei um “máximo” toda essa diversidade que entrou no meu mundo. E Depois que fiz um semestre de Libras I, me encantei mais ainda, não só pelas diferenças encontradas no caminho, mas por libras e todas suas expressões e gestos usados para se comunicar com um deficiente auditivo.

E fazendo a minha passagem diária pelo facebook, encontrei uma page que fala sobre a comunicação através da língua de sinais, e tinha um vídeo que contava a história de um menino de 15 anos, chamado Patrick Otema, que mora na Africa. Otema nasceu surdo e nunca teve a oportunidade do acesso a educação, como muitos deficientes auditivos, ao redor do mundo, conseguem. Na região norte da Uganda, país africano e onde Patrick reside, não há escolas para deficientes auditivos. Fazendo com que os mesmos não tenham qualquer acesso a educação que toda criança, adolescente e adulto deveria ter. Mas é quando um professor de língua de sinais, Raymond Okkelo, espera mudar tudo isso e oferecer Patrick uma saída para o silêncio e medo que ele conhece toda a sua vida.

O video feito pelo channel 4 – QuickSilver media em novembro de 2014, conta hoje com mais de um milhão de visualizações.

Você irá se emocionar com a história do jovem Patrick de Uganda…

OBS: Enquanto eu escrevo este post, no laboratório de informatica na universidade em que eu estudo, eu olhei para o lado e percebi que o aluno, que está sentado umas três cadeiras de distância da minha, está falando por webcam na língua de sinais. Vocês percebem o quão isso soa magico para mim hahaha

DEIXE SEU COMENTÁRIO